Seja bem-vindo aos meses mais intensos da Política Brasileira, esse ano vamos escolher os representantes do Legislativo e Executivo Municipal, a fase que seria de suma importância para o povo, hoje é visto como um período estressante, onde muitos estão envolvidos até o pescoço e outros fogem, pois já desacreditaram do processo eleitoral e suas rixas.
Mas Afinal quem elege nossos representantes? “O povo, Claro!!” isso é um fato! Mas o povo sabe realmente quais são as obrigações desses representantes, quais são os limites de seus poderes? Como funciona o Serviço Público desde as Contratações até a Prestação de Conta em Obras realizadas durante o exercício? Esse mesmo povo que cobra por Políticos honestos e o desenvolvimento de sua cidade, tem participado das audiências e assuntos de interesse público? Como escolher um candidato que trabalhe para mim, quando não conheço minha própria empresa, chamada Máquina Pública?? Ou melhor, porque ainda não estamos ensinando tudo isso nas escolas, de uma forma simplificada aos nossos jovens?
Existe uma falta de interesse por parte da população em buscar conhecer e dos representantes políticos, a disposição em explicar, seja por não ser viável que o povo obtenha conhecimento, seja porque nem eles mesmo sabem.
Diante desse cenário, chamo sua atenção para refletir sobre a importância em participar da Política. Se cabe ao povo essa escolha, cabe ao povo cobrar explicação, buscar o entendimento. É necessário ensinar nas escolas, com uma linguagem assertiva, sobre leis de responsabilidade, orçamento e gestão do dinheiro público. Dessa forma, provocaríamos interesses e habilidades de comprometimento para que houvesse maior participação, por consequência, futuros eleitores conscientes de sua responsabilidade sobre o futuro de seu município, estado e País.
É assustador ver uma população que aceitou o que lhes é imposto, simplesmente por não “ter tempo”, muito menos vontade em questionar ou desafiar seus representantes políticos. A alienação não permite sair da zona de conforto, hoje o celular está na mão, amordaçando uma grande maioria que prefere o Tik Tok, à assuntos que lhes coloque o cérebro à trabalhar.
A chama das indignações que permitiu um povo se manifestar nas ruas em regimes opressores do passado, hoje está apagada, um povo ocioso, sedentário, impregnou se no papel de vítima e exilou-se no sofá.
O futuro? O Futuro será para aqueles que apesar das condições, buscam por mudanças, não se rendem a falta de oportunidades, não se contentam com o pouco, não acreditam em qualquer informação, exigem esclarecimentos e buscam a transformação de uma realidade que não lhes cabe mais, pois seus sonhos e anseio por crescimento são maiores.
Lamento que esse artigo não tenha sido escrito com o intuito de promover a paz, em uma época de disputas políticas, mas um chamado à Despertar para uma nova mentalidade, onde a liberdade é conquistada apenas com CONHECIMENTO.
A realidade é que não somos Vítimas desse Sistema Político, dito como sujo, somos os RESPONSÁVEIS pela sujeira!!
A boa nova, todos temos o PODER DE TRANSFORMAR!!
por FRANCIELI FLORES
FTL Mentoria Comportamental