O produtor rural Alberto Schlatter, de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, foi anunciado como um dos finalistas do Prêmio Personagem Soja Brasil 2024. A revelação dos indicados ocorreu durante a Abertura Nacional da Colheita da Soja, em Santa Carmem, Mato Grosso.
Filho de imigrantes suíços que chegaram ao Brasil em 1921, Schlatter dedicou sua vida à agricultura, começando com o cultivo de café e, posteriormente, destacando-se na produção de soja. Mesmo com o passar dos anos, mantém-se ativo em suas atividades agrícolas e na comunidade local.
A premiação reconhece profissionais que contribuem significativamente para o setor da soja no país, contemplando as categorias de Produtor Rural e Pesquisador. Além de Schlatter, estão indicados os produtores Oliverio Alves de Melo (MA) e Claudia D’Agostini (PR), bem como os pesquisadores Cecilia Czepak (UFG – GO), Anderson Cavenaghi (UNIVAG – MT) e Julio Cezar Franchini (Embrapa Soja – PR).
O público pode participar da escolha dos vencedores por meio de votação online, disponível desde 18 de fevereiro no site do Projeto Soja Brasil. As histórias dos indicados estão sendo divulgadas nas mídias do Canal Rural, permitindo que os votantes conheçam melhor cada candidato antes de registrar seu voto.
Para votar acesse o link: https://personagemsojabrasil.canalrural.com.br/2025