A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenadoria Municipal de controle de Vetores, em parceria com os agentes comunitários de saúde e as Secretarias de Meio Ambiente e Obras, realizaram mais uma ação para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue.
O mutirão foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2023, e foram coletados aproximadamente duas toneladas de material que possivelmente se tornaria criadouros do mosquito transmissor da dengue. Este é o terceiro mutirão realizado em nosso município em menos de um ano. Estamos trabalhando duramente para combater o ciclo de transmissão da dengue, e solicitamos a toda população que redobrem a atenção e os cuidados em suas residências para que o mosquito não venha proliferar e transmitir a dengue.
Desde o início do ano estamos desenvolvendo diversas ações de combate ao mosquito, como educação em saúde, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O coordenador de controle de vetores, Claucio Junior explica a necessidade desse trabalho, e pontua que percebe a cada visita, que a população está cada vez mais consciente e isso vem facilitando o trabalho dos agentes. Mas ainda temos muito que avançar, nesta etapa foi recolhido os objetos que são tidos como focos pelo mosquito acumulando água, como copos plásticos, garrafas pet, pneus, entre outros. Enfim mais um mutirão concluído com sucesso.
O Secretário de Saúde, João Abadio, agradece aos ace, acs, aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, que se empenharam para que o objetivo fosse atingido.
Além dos mutirões, é realizado atividades paralelas e de conscientização nas escolas e com a sociedade civil.
Lembre-se: se todos fizerem a sua parte, esse mosquito não se cria.
Fonte/fotos: Coordenadoria de Controle de Vetores.