Localizada a 402 quilômetros de Campo Grande, Alcinópolis se destaca como o maior polo de arte rupestre de Mato Grosso do Sul. De 02 a 06 de outubro, a cidade de Alcinópolis se prepara para receber apaixonados pela arqueologia, biodiversidade e belezas naturais do cerrado sul-mato-grossense durante a Semana da Arte Rupestre. O evento, que é uma realização do programa institucional da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Trilha Rupestre, promete proporcionar uma experiência unindo conhecimento científico e cultura local.
Localizada a 402 quilômetros de Campo Grande, Alcinópolis se destaca como o maior polo de arte rupestre de Mato Grosso do Sul, com suas grutas que guardam vestígios da pré-história e uma paisagem natural exuberante, composta por cânions, rios e a vegetação característica do cerrado, habitada por animais silvestres.
A Semana da Arte Rupestre é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Alcinópolis e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O evento conta com uma programação diversificada que inclui o ‘I Encontro Internacional de Arqueologia’ e o ‘III Workshop da Trilha Rupestre’. Além disso, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras sobre biodiversidade, pesquisas arqueológicas na cidade e estratégias para o desenvolvimento regional sustentável.
A Trilha Rupestre, projeto responsável pelo evento, tem como objetivo fortalecer a cultura, o turismo e a economia das cidades sul-mato-grossenses que possuem sítios arqueológicos com arte rupestre. Composta por 14 municípios, a rota abrange seis eixos temáticos, que vão desde o arqueológico até o artístico-cerâmico, promovendo a preservação e a valorização do patrimônio histórico e cultural da região.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessário realizar a inscrição por meio do formulário disponível na biografia do Instagram da Trilha Rupestre (@trilharupestre). Essa é uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam explorar o passado pré-histórico e conhecer a riqueza cultural e natural de Alcinópolis.
A rota turística local, chamada “Rota Arqueológica de Alcinópolis”, integra três sítios arqueológicos e um parque, proporcionando aos visitantes uma imersão na riqueza arqueológica e na beleza da região.
THAILLA TORRES
jornaldoestadoms.com.br