A partir deste mês, a Caixa Econômica Federal implementa novas regras para financiamentos de imóveis realizados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As alterações visam adequar as condições de financiamento à crescente demanda do mercado imobiliário brasileiro.
Uma das principais mudanças é a limitação do valor de avaliação ou de compra e venda dos imóveis financiados pela Caixa, que agora está fixado em R$ 1,5 milhão. Anteriormente, não havia restrição de valor para os financiamentos realizados com recursos do SBPE, permitindo que clientes obtivessem empréstimos para imóveis de qualquer valor dentro dessa modalidade.
Além da limitação de valor, a Caixa também reduziu as cotas de financiamento oferecidas. A partir de agora, o banco financiará até 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) e até 50% pelo sistema Price. No modelo anterior, as cotas eram de até 80% e 70%, respectivamente. Essa mudança implica que os compradores precisarão dar uma entrada maior ao adquirir um imóvel.
A Caixa explicou que as novas medidas respondem à necessidade de equilibrar o volume de saques da poupança e a demanda por financiamentos imobiliários. A instituição, que detém cerca de 70% do mercado de crédito habitacional no Brasil, espera que as alterações ajudem a manter a sustentabilidade da carteira de crédito habitacional.
As novas regras não se aplicam às unidades habitacionais vinculadas a empreendimentos financiados pela Caixa, que continuam com as condições vigentes. Além disso, os contratos de financiamento já ativos não serão afetados pelas mudanças, garantindo estabilidade para os clientes que já possuem empréstimos em andamento.