No mês de junho, a cor vermelha simboliza uma causa nobre: a doação de sangue. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio da Rede Hemosul MS, promove a campanha ‘Junho Vermelho’ para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, especialmente no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
A coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, destaca a importância da data para intensificar os esforços de conscientização sobre a necessidade contínua de doações. Segundo ela, os estoques de sangue tendem a diminuir nos períodos mais frios, tornando a campanha essencial para garantir o atendimento às demandas de transfusões de sangue em situações de paz e emergência.
Durante a campanha, a Rede Hemosul promoverá diversas ações para incentivar a doação de sangue, incluindo campanhas de conscientização, palestras educativas e parcerias com empresas e instituições públicas. A campanha nas redes sociais contará histórias de doadores fidelizados, buscando humanizar e multiplicar a conscientização sobre a causa.
Para doar sangue, é necessário comparecer a uma das unidades de coleta com um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal), pesar no mínimo 51 kg, estar bem alimentado e hidratado. Não existe substituto para o sangue, e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas.
Serviço
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas nos seguintes endereços:
HEMOSUL COORDENADOR
Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h
HEMOSUL HRMS
Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA
Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 12h
Informações: Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende