A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande ampliou a vacinação contra a hepatite A para novos grupos, após registrar 103 casos da doença em 2024, interrompendo um período de quatro anos sem ocorrências. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde e visa conter o avanço da infecção na capital.
A vacinação em dose única será oferecida a usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição) mediante agendamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Horto Florestal, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Bahia. O CTA entrará em contato com os usuários para agendar a imunização.
Além disso, pessoas de 11 a 39 anos que tiveram contato domiciliar ou sexual com infectados, bem como contatos de pessoas privadas de liberdade, serão vacinadas. A imunização ocorrerá na residência do paciente, realizada por profissionais da USF mais próxima, que farão a busca ativa e o agendamento.
Atualmente, a vacina contra a hepatite A integra o calendário infantil, sendo administrada em dose única aos 15 meses de idade, podendo ser aplicada a partir dos 12 meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. A ampliação da vacinação para novos grupos busca controlar o surto e prevenir novos casos na população adulta.