A cidade de Campo Grande deu início aos testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV), em uma iniciativa conjunta entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a MSGÁS, o Consórcio Guaicurus e a prefeitura municipal. O objetivo é avaliar a viabilidade de um transporte público mais sustentável e eficiente, com menor emissão de poluentes.
O período de testes, previsto para 60 dias, utilizará inicialmente a linha 082 – Aero Rancho/Shopping. Essa rota foi escolhida por apresentar vias adequadas e dois terminais de embarque, facilitando a análise do desempenho do veículo. Especialistas monitorarão indicadores de eficiência e a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto, considerando as condições específicas da região, como distâncias, clima e topografia.
A CEO da MSGÁS, Cristiane Schmidt, destacou a importância da iniciativa para o futuro sustentável do estado. “Estamos iniciando os testes com a expectativa de que consigamos reduzir em até 90% a emissão de gases de efeito estufa, além de trazer outros benefícios como maior comodidade para o passageiro viajar nos vários trajetos. Essa ação faz parte da política do governador Eduardo Riedel, que é tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Zero até 2030. É uma conquista de toda população”, enfatizou.
O diretor de operações do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor Oliveira, também comentou sobre o objetivo do teste. “Estamos atentos às questões ambientais e sabemos que a transição para tecnologias mais limpas é um passo fundamental para o futuro da mobilidade urbana”, explicou Oliveira.
O ônibus em teste é fabricado pela Scania, modelo K 280 IB 4×2, com capacidade para 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência, e conta com ar-condicionado e câmbio automático, proporcionando mais conforto e um ambiente silencioso aos usuários. Esse modelo de veículo já passou por testes em outras capitais, como São Paulo, Curitiba e Recife.