O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta terça-feira (22) o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com informações sobre o local onde os candidatos farão a prova, além de detalhes como número de inscrição e horário de aplicação. No entanto, a divulgação foi marcada por uma série de queixas nas redes sociais devido a dificuldades de acesso ao sistema.
Para consultar o documento, os candidatos precisam acessar a página do participante utilizando o login do portal gov.br. Muitos relataram problemas no momento do login, mencionando instabilidade no site. As falhas foram amplamente comentadas nas redes, onde alguns candidatos relataram que ainda não conseguiram obter o cartão de confirmação.
Embora a apresentação do cartão de confirmação não seja obrigatória no dia da prova, o Inep recomenda que os candidatos levem o documento impresso para conferência das informações. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro.
Além de verificar o local de prova, o cartão também informa o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e detalhes sobre solicitações de atendimento especializado, como no caso de candidatos com deficiência. Com a proximidade do exame, o Inep orienta os participantes a simularem o percurso até o local de prova para evitar atrasos no dia do exame.
O Inep ainda não se manifestou oficialmente sobre as queixas de instabilidade na página do participante.