O último sábado, 21 de maio, marcou o sucesso do Startup Day em Chapadão do Sul, evento realizado no anfiteatro do Colégio Maper. Promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) e diversas instituições, o evento atraiu cerca de 60 participantes, entre empreendedores e aspirantes a startups, interessados em aprender mais sobre inovação e como impulsionar seus negócios.
A programação do evento foi intensa e diversa. A manhã começou com a palestra “Startup 5.0 – Inteligência Artificial na Prática”, apresentada por Cleyton Goulart, que abordou o impacto da inteligência artificial no crescimento das startups. Seguiu com Laisa Fernanda, da EITEC, que discutiu a validação de modelos de negócios, e terminou com o talk “InovaChapadão”, no qual empreendedores locais compartilharam suas histórias de superação e sucesso.
À tarde, os participantes se aprofundaram na criação de startups com a oficina “LABXP”, conduzida por Juliana Hartmann Mazzini. A oficina permitiu que os participantes passassem por todas as etapas do desenvolvimento de uma startup, desde a identificação do problema até a construção de um MVP e a apresentação do pitch.
Compromisso com a inovação e o desenvolvimento de negócios locais
Marcelo Balen, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, ressaltou a importância do evento para o fomento da inovação na cidade, destacando que iniciativas como essa são essenciais para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios. “Nosso objetivo é fortalecer o empreendedorismo e a inovação, criando oportunidades para os nossos jovens e empresários locais”, afirmou o secretário.
Maxsuel Andrade, vice coordenador do Ecossistema de Inovação de Chapadão do Sul “Inovadão”, também comemorou a participação ativa dos empreendedores, que buscaram aprender e impulsionar seus negócios. “A interação entre os participantes foi incrível, e as palestras proporcionaram insights valiosos que certamente vão impactar o desenvolvimento dos negócios em nossa cidade”, afirmou Andrade.
A empresária Denise Botega de Almeida, coordenadora do INOVADÃO, completou destacando o valor das oficinas oferecidas, que permitiram aos participantes validar suas ideias e buscar soluções para o crescimento de seus negócios. “O evento foi uma oportunidade única para refletirmos sobre o futuro de Chapadão do Sul e de nossas empresas”, concluiu Denise.