A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (23) a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. Ao todo, 511.025 contribuintes receberão um total de R$ 1,03 bilhão em restituições. Entre eles, mais de 200 mil contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração terão prioridade no recebimento.
A prioridade também foi estendida a cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes recentes. Essa medida foi adotada após a regularização das declarações de parte dos contribuintes gaúchos no mês de julho. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Os pagamentos estão previstos para o dia 30 de setembro e serão feitos diretamente na conta bancária ou na chave Pix cadastrada. Para aqueles que não informaram chave Pix, a restituição será feita da forma tradicional. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá resgatar o montante no Banco do Brasil por até um ano após a data do pagamento.
Contribuintes que não constarem neste lote devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências na declaração e, se necessário, enviar uma retificação para receber nos próximos lotes.