Os municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul e Alcinópolis estão entre as cidades de Mato Grosso do Sul sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, válido até a noite de segunda-feira (21), prevê tempestades com ventos intensos e risco de alagamentos, além de possíveis quedas de energia elétrica e danos a plantações.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), o tempo deve oscilar entre períodos de sol e maior nebulosidade em várias regiões do estado. No entanto, as áreas do centro-norte e nordeste, onde estão localizadas Costa Rica e Chapadão do Sul, estão mais suscetíveis a tempestades severas nos próximos dias, com chuvas variando entre 30 e 100 mm, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.
Outras localidades, como Água Clara, Camapuã e São Gabriel do Oeste, também estão em estado de atenção, mas com alerta amarelo, que indica condições menos severas, porém ainda preocupantes. A recomendação é para que a população dessas áreas fique atenta a possíveis quedas de árvores e alagamentos rápidos.
A variação climática é influenciada por um sistema de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o estado. Mesmo com previsão de sol em alguns momentos, as condições de instabilidade climática podem se intensificar, especialmente nas regiões sob alerta laranja.
As autoridades locais recomendam que os moradores das áreas afetadas adotem medidas de segurança, como evitar áreas de risco e proteger-se durante as tempestades que podem atingir a região a qualquer momento.