A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul já registrou 140 denúncias de crimes eleitorais através do Aplicativo Pardal, voltado para o acompanhamento das eleições de 2024. Entre as cidades com maior número de denúncias, destacam-se Jardim, Campo Grande e Bodoquena. Na região norte do estado, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes e Costa Rica também aparecem com um número significativo de denúncias.
O município de Costa Rica figura entre as cidades mais citadas, com cinco denúncias até o momento, sendo 62 delas relacionadas a candidatos a prefeito e 46 a candidatos a vereador em todo o estado. As denúncias, que incluem desde propaganda irregular até outros ilícitos eleitorais, são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade).
O Aplicativo Pardal, utilizado pelos cidadãos para reportar irregularidades durante o processo eleitoral, assegura a confidencialidade das informações e permite que as denúncias sejam feitas anonimamente, desde que acompanhadas de provas. O sistema também oferece orientações sobre as práticas permitidas e proibidas durante a campanha eleitoral, ajudando a esclarecer dúvidas sobre o que é permitido pela legislação.