A partir desta segunda-feira (23), os servidores públicos municipais de Costa Rica, MS, entrarão em férias coletivas, conforme Decreto nº 5.031, publicado no início do mês. O período de recesso se estenderá até 21 de janeiro de 2025.
A medida, autorizada pelo prefeito Delegado Cleverson Alves dos Santos, visa adequar o calendário administrativo e otimizar o funcionamento da prefeitura durante o período de final de ano. Servidores com férias regulares vencidas terão o benefício garantido, enquanto outros poderão usufruir de férias antecipadas mediante aprovação.
Para evitar a interrupção de serviços essenciais, a administração implementou um sistema de escalonamento, permitindo que parte dos servidores trabalhe em regime alternado. Serviços de saúde, por exemplo, terão horários reduzidos nas Estratégias de Saúde Vale e São Francisco, que atenderão de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Unidades como o CAPS, Controle de Vetores e Vigilância Sanitária seguirão operando normalmente. Já o Centro de Especialidades Médicas fechará entre 23 de dezembro e 6 de janeiro. Na área educacional, apenas o Centro de Educação Infantil Ilídia Lacerda de Almeida estará em funcionamento, com horário diferenciado.
Outros setores, como o CRAS Vale e a Assistência Social, continuarão atendendo a população. Entretanto, o CRAS Central, CREAS e demais programas suspenderão atividades durante o período de recesso. O PROCON também terá seu atendimento interrompido entre 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2025.