Mato Grosso do Sul já soma 15.927 casos confirmados de dengue em 2024, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (15). O documento, que traz dados até a 41ª semana do ano, também revela que foram registrados 19.178 casos prováveis da doença no estado. Até o momento, 30 mortes foram confirmadas em decorrência da dengue, enquanto outros 17 óbitos ainda estão sob investigação.
Nos últimos 14 dias, municípios como Itaquiraí, Bataguassu, Bonito, Itaporã e Campo Grande apresentaram baixa incidência de novos casos confirmados. Entretanto, os óbitos ocorreram em diversas cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Dourados, e Campo Grande. Das 30 vítimas, 15 tinham comorbidades, o que contribuiu para o agravamento do quadro clínico.
O boletim também destacou o andamento da campanha de vacinação contra a dengue. Até o momento, 93.866 doses do imunizante foram aplicadas, especialmente em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue. O estado recebeu, ao todo, 173.140 doses do Ministério da Saúde, com esquema vacinal de duas doses, aplicadas com intervalo de três meses.
Além da dengue, o estado também registrou 3.161 casos prováveis de Chikungunya, sendo 894 confirmados, porém sem óbitos até o momento. A SES reforça a importância de evitar automedicação e buscar atendimento médico em caso de sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.