O Estado de Mato Grosso do Sul registrou 9.229 casos prováveis de dengue até a 16ª semana epidemiológica de 2025, sendo 3.641 confirmados. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou na quinta-feira (24) o boletim referente à evolução da doença, que já causou 9 mortes confirmadas, com outros 8 óbitos sob investigação.
De acordo com o boletim, o surto de dengue se espalhou por diversos municípios, com destaque para Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi e Paranhos, onde ocorreram as mortes. A SES informa que quatro das vítimas fatais possuíam comorbidades. No entanto, as cidades de Itaquiraí e Japorã registraram uma incidência mais baixa de casos confirmados nos últimos 14 dias.
Além disso, a vacinação contra a dengue tem avançado no estado, com 156.182 doses aplicadas até o momento. A campanha de imunização visa a proteção de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo considerado mais vulnerável, e que concentra o maior número de hospitalizações devido à doença.
O boletim também destacou o aumento nos casos de Chikungunya no estado, com 1.596 confirmações da doença, além de 7.224 casos prováveis. O estado já registrou dois óbitos pela doença e recomenda que, em caso de sintomas, a população procure atendimento médico adequado para evitar complicações.