O estado de Mato Grosso do Sul confirmou 15.852 casos de dengue em 2024, conforme o boletim da 37ª semana epidemiológica divulgado nesta quarta-feira (25). Ao todo, 29 óbitos causados pela doença foram registrados no ano, enquanto outras 18 mortes permanecem em investigação. O boletim aponta ainda 19.066 casos prováveis de dengue no estado até o momento.
Nos últimos 14 dias, a maioria dos municípios não apresentou incidência alta da doença, exceto Selvíria, que registrou incidência média. Os óbitos foram registrados em 16 cidades, incluindo Bonito, Iguatemi e Amambai. Entre as vítimas fatais, a maioria possuía algum tipo de comorbidade, o que pode ter agravado o quadro clínico dos pacientes.
A vacinação contra a dengue tem avançado em Mato Grosso do Sul. Até agora, 90.470 doses foram aplicadas em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença. O estado recebeu um total de 173.140 doses do imunizante, que é administrado em duas etapas, com intervalo de três meses entre as doses.
Além da dengue, o boletim também alerta para os casos de Chikungunya. Até o momento, o estado registrou 3.248 casos prováveis da doença, com 888 confirmações. Apesar dos números, não houve mortes associadas à Chikungunya em 2024, e as autoridades de saúde recomendam que qualquer sintoma suspeito seja tratado em unidades de saúde para evitar complicações.