Eleitores de Mato Grosso do Sul têm até a próxima quarta-feira, 8 de maio, para regularizar ou emitir o título de eleitor, a fim de garantir o direito de votar nas próximas eleições municipais. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) informa que 116 mil cidadãos no estado estão atualmente com seus títulos cancelados e necessitam regularizar sua situação.
Para facilitar o acesso aos serviços, o TRE-MS realizará um plantão neste domingo, das 8h às 13h, em todos os cartórios eleitorais e nos Postos de Atendimento Eleitoral (PAEs) espalhados pelo estado. O atendimento será realizado por ordem de chegada.
Durante os dias úteis, o atendimento continua das 8h às 18h, até o prazo final na quarta-feira. Os eleitores poderão emitir a primeira via do título, transferir o local de votação ou atualizar seus dados.
Wilson de Alencar Borges Borba, supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-MS, aconselha os eleitores a não deixarem para a última hora. “A tendência é que a demanda aumente significativamente no último dia. Recomendamos que aproveitem o plantão para evitar filas e atrasos”, disse Borba.
Após o prazo de 8 de maio, esses serviços serão suspensos e só retornarão após o segundo turno das eleições municipais. A Resolução 820/2024 do TRE-MS permite que os eleitores resolvam suas pendências em qualquer cartório ou PAE do estado, independente da cidade de votação.