Costa Rica enfrenta um desafio crescente no combate à dengue. Com o aumento das temperaturas e o período chuvoso, a população está sendo alertada para redobrar os cuidados e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Um mutirão está em ação na cidade, com o objetivo de vistoriar os imóveis e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro de 2024, mais de 9.609 vistorias foram realizadas nos imóveis da cidade. Durante as ações, 600 imóveis foram identificados com criadouros, e cerca de 6.500 possíveis depósitos do mosquito foram eliminados. Bairros como São Francisco, Cachoeira, Sonho Meu IV, Jardim Afonso, Vale do Amanhecer e Jardim Novo Horizonte foram os mais afetados e receberam prioridade nas ações.
O coordenador de endemias, Naylton Pereira Leite, enfatizou que a colaboração da população é fundamental. Cerca de 80% dos focos estão dentro dos imóveis, portanto, além das vistorias habituais, as equipes também visitaram terrenos baldios e eliminaram criadouros. A prevenção da dengue passa pelo controle desses locais, onde as larvas se desenvolvem e se multiplicam.
Além das residências, os 27 pontos estratégicos da cidade, como cemitérios, ferros-velhos e borracharias, também foram alvo das equipes. A Secretaria de Saúde intensificou as fiscalizações nos imóveis e realizou bloqueios químicos com fumacê ou bombas costais motorizadas num raio de até 150 metros dos focos identificados.
A população foi orientada a tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito, como a limpeza dos quintais, evitando o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas, calhas, garrafas e caixas d’água. É importante manter lixeiras tampadas, ralos limpos e com tela, e utilizar lonas para cobrir materiais de construção.
A Secretaria de Saúde segue rigorosamente o Plano Municipal de Contingência da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Coordenação Estadual de Controle de Vetores.
O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, ressaltou a importância da prevenção e do reconhecimento dos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em caso de suspeita, é fundamental procurar atendimento médico imediato para evitar complicações.
A população de Costa Rica está sendo chamada a se unir no combate à dengue, seguindo as orientações de prevenção e denunciando possíveis focos do mosquito. A saúde de todos está em jogo, e apenas com a participação e conscientização de cada cidadão será possível controlar a proliferação da doença. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 67-3247-7017.
Foto e Informações: :Assessoria de Comunicação – PMCR (Silvestre de Castro – Jornalista e Radialista)