A Polícia Militar Ambiental de Cassilândia autuou um proprietário de uma fazenda em Chapadão do Sul, no valor de R$ 5.700,00, por derrubada de árvores nativas em sua propriedade. Durante fiscalização, foram encontradas 19 árvores nativas de grande porte em amontoados de leiras no local, que foram derrubadas com o uso de máquina de esteira.
O funcionário afirmou que a derrubada ocorreu durante a limpeza da pastagem, pois a vegetação havia crescido muito, mas o proprietário da fazenda iria apresentar a autorização ambiental obrigatória para a derrubada das árvores de grande porte.
Os policiais realizaram a medição da área de derrubada das árvores com o uso de GPS, que perfez 2 hectares, bem como a cubagem da madeira. Durante a fiscalização, um funcionário apresentou uma Autorização Ambiental Eletrônica (AAE) do Imasul, emitida online, porém, a emissão havia sido realizada após a vistoria dos policiais. Além disso, essa licença não seria válida para o corte de árvores isoladas.
As atividades foram interditadas, e a madeira das árvores que estavam amontoadas no local foi apreendida até a possível regularização junto ao órgão ambiental. O infrator, um homem de 26 anos domiciliado em Birigui (SP), foi autuado administrativamente e também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção.
O infrator foi notificado a apresentar um plano de regularização da atividade junto ao órgão ambiental estadual.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMA.