Dois grupos de bombeiros da Força Nacional estão a caminho do Mato Grosso do Sul para auxiliar no combate aos incêndios florestais que assolam o Pantanal. Ao todo, 82 militares foram mobilizados, sendo 42 do Distrito Federal, que partiram em 15 viaturas, e 40 do Rio Grande do Sul, com 10 caminhonetes e um caminhão de suprimentos. A previsão é que ambas as equipes cheguem nos próximos dias.
A iniciativa de enviar reforços foi tomada após um pedido do Governo de Mato Grosso do Sul e envolveu uma coordenação com o Governo Federal e diversas instituições. A ação visa intensificar os esforços no combate aos focos de incêndio na região do Pantanal, especialmente ao redor de Corumbá.
Além dos bombeiros da Força Nacional, 62 militares estaduais foram enviados para substituir as equipes de campo, e uma aeronave do ICMBio foi adicionada ao contingente, somando-se às já presentes 5 aeronaves Air Tractor e 2 helicópteros do CGPA.
As operações de combate ao fogo incluem monitoramento aéreo e intervenções terrestres em várias áreas críticas. Na BR-262, próximo à ponte do Rio Paraguai, os focos de incêndio foram controlados, restando apenas pontos de calor. Em áreas como Rio Miranda, Rio Abobral, Fazenda Baía Mondego e Baía do Tamengo, ações de combate e monitoramento continuam a ser realizadas de forma intensiva.
Essas operações demonstram um esforço conjunto e contínuo para proteger o ecossistema do Pantanal e mitigar os danos causados pelos incêndios florestais.