Neste sábado (14), uma frente fria começa a avançar sobre o Mato Grosso do Sul, trazendo aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva para as regiões extremo sul e sul do estado. Nesses locais, a expectativa é de uma queda nas temperaturas em função da mudança climática. Nas demais regiões do estado, embora ainda predominem temperaturas elevadas, há uma leve redução em comparação aos dias anteriores.
Além das altas temperaturas, as condições meteorológicas apontam para níveis críticos de umidade relativa do ar, que devem variar entre 8% e 20%. Com isso, é recomendado que a população consuma bastante água, evite exposição direta ao sol nos horários de maior calor e umidifique os ambientes. A baixa umidade, somada ao tempo quente e seco, favorece o risco de incêndios florestais, por isso, a orientação é que a população evite qualquer tipo de queimada, visto que esta prática é considerada crime ambiental.
Ventos de oeste e sul deverão atuar com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais acima de 60 km/h, principalmente nas áreas afetadas pela frente fria. Essas condições reforçam a importância de cuidados redobrados com o fogo e atividades ao ar livre.
Previsão do tempo para cidades de Mato Grosso do Sul:
- Camapuã: Máxima 35°C, Mínima 22°C, Umidade do ar: 12%
- Chapadão do Sul: Máxima 34°C, Mínima 21°C, Umidade do ar: 10%
- Costa Rica: Máxima 36°C, Mínima 23°C, Umidade do ar: 9%
- Paraíso das Águas: Máxima 37°C, Mínima 24°C, Umidade do ar: 11%
- Alcinópolis: Máxima 35°C, Mínima 22°C, Umidade do ar: 10%
- Figueirão: Máxima 34°C, Mínima 21°C, Umidade do ar: 8%
Fonte: Climatempo