O Governo de Mato Grosso do Sul enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria o quadro de bombeiros militares temporários e permite a entrada de novos oficiais e praças no Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A iniciativa, considerada pioneira no país, atende a um pedido da corporação militar do estado e está alinhada com a lei federal nº 14.751, de dezembro de 2023, que estabelece normas para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos estados e do Distrito Federal.
O coronel Frederico Reis Pouso Salas, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, explicou que a medida busca garantir uma resposta eficiente e ágil às emergências. Segundo ele, o projeto visa reforçar o efetivo da corporação de maneira rápida, conforme autorizado pela nova lei federal.
A proposta inclui a contratação temporária de bombeiros por um período máximo de sete anos, com ingresso através de processo seletivo simplificado e posterior treinamento específico. A iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros, atendendo às demandas da população de Mato Grosso do Sul.
Foto: Saul Schramm