No dia 31 de julho, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em colaboração com o Hemosul, realizará uma campanha especial para cadastrar novos doadores de medula óssea. A ação será realizada no Hemosul HRMS, das 07h às 18h, sem intervalo para almoço.
A iniciativa, denominada Dia D, tem como objetivo sensibilizar a comunidade hospitalar e instituições parceiras para a importância do registro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes e funcionários terceirizados estão sendo incentivados a participar desta campanha que pode salvar vidas.
Patrícia Rubini, diretora técnica assistencial do Hospital Regional, ressaltou a relevância da ação: “Estamos muito satisfeitos em promover este Dia D de Cadastro de Doadores de Medula Óssea com o Hemosul. Nosso foco é aumentar o número de doadores cadastrados, oferecendo esperança e uma chance de cura para muitos pacientes que precisam de um transplante.”
Marina Sawada Torres, coordenadora da Rede Hemosul MS, também enfatizou a importância do cadastro voluntário: “O cadastramento de medula óssea é vital. Para muitos, é a única opção de tratamento após esgotar todas as alternativas. A probabilidade de encontrar um doador compatível não aparentado é de 1 em 100.000 no Brasil. Assim, aumentar o número de registrados no Redome é crucial. Parcerias como a do Hospital Regional são essenciais para conscientização e aumento do número de doadores.”
Além do cadastro de medula óssea, os participantes do evento poderão doar sangue, ajudando a manter os estoques do Hemosul, que são críticos para transfusões e outros procedimentos médicos.
Marielle Alves Corrêa Esgalha, diretora-presidente do Hospital Regional, fez um convite à comunidade: “Convidamos todos que atendem aos critérios de doação de medula óssea e sangue a se juntarem a esta causa nobre. Sua participação é fundamental para salvar vidas e proporcionar esperança a muitos que aguardam um transplante de medula.”