Um incêndio que começou em 09 de setembro na região do Gato Preto, em Alto Araguaia, Mato Grosso, já dura mais de sete dias e causou destruição em grandes áreas de pastagem, reservas de mata e Áreas de Preservação Permanente (APP). O fogo já consumiu mais de 30 mil hectares, afetando diversas propriedades e ameaçando a divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul, na região do Rio Taquari, no município de Alcinópolis.
Produtores rurais relatam a devastação causada pelo incêndio. Segundo Valdeci, um dos moradores da área, mais de 6 mil cabeças de gado, além de cavalos, estão sem comida devido à queima das pastagens. A fazenda São Domingo, que possuía cerca de 3 mil cabeças de gado, foi completamente consumida pelas chamas, além de outras propriedades menores, que tinham entre 100 e 1.000 cabeças.
O fogo destruiu currais, encanamentos, casas e até a rede de energia, deixando algumas fazendas sem comunicação. Em um vídeo gravado por um dos moradores, é possível ver os estragos na propriedade, que sofreu graves prejuízos.
Neste domingo (15), as chamas avançaram ainda mais, aproximando-se da estrada MT 465. Caso o fogo cruze a via, existe o risco de atingir as margens do Rio Taquari, agravando a situação para outras regiões rurais. O combate ao incêndio segue com dificuldades devido à sua extensão e às condições climáticas.