Militares do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul atenderam duas ocorrências de incêndios em propriedades rurais que resultaram na queima de aproximadamente 1.600 hectares entre a noite de sábado (27) e domingo (28).
A primeira ocorrência foi registrada na noite de sábado, em uma fazenda situada a cerca de 30 km da cidade de Chapadão do Sul. O incêndio, que teve início em uma mata nativa, foi comunicado aos bombeiros por volta das 23h. A causa do fogo é desconhecida, mas há suspeita de curto-circuito na rede elétrica local. Sem acesso a maquinários para a criação de aceiros, os bombeiros optaram pela técnica de fogo-contra-fogo, controlando o incêndio por volta das 3h da manhã. A área atingida foi de aproximadamente 100 hectares. A operação contou com o apoio de colaboradores da usina IACO.
A segunda ocorrência aconteceu no município de Cassilândia, envolvendo a usina Nardini de Aporé (GO), mas situada em território sul-mato-grossense. O incêndio, que teve início nas lavouras de cana-de-açúcar às 13h de domingo, consumiu cerca de 1.500 hectares de palhada, plantação de cana e mata nativa do cerrado. O combate ao fogo contou com uma ampla estrutura: cinco carretas de água, oito caminhões, seis tratores com grade, cinco pás carregadeiras e quatro patrolas. As chamas foram controladas por volta das 19h. Após a operação, os bombeiros orientaram os proprietários das terras antes de retornar à base, localizada a 80 km do local do incêndio.
Foto: OcorreioNews