Mato Grosso do Sul registrou 15.744 casos confirmados de dengue em 2024, conforme dados divulgados no boletim da 35ª semana epidemiológica nesta terça-feira (3). O número de casos prováveis chega a 19.043. Até o momento, 29 óbitos foram confirmados devido à doença, com 16 mortes ainda sob investigação pelas autoridades de saúde.
De acordo com o relatório, o município de Brasilândia foi o único a apresentar uma incidência média da dengue nos últimos 14 dias. As mortes ocorreram em diversas cidades, incluindo Maracaju, Dourados e Campo Grande. Dentre as vítimas, 15 possuíam algum tipo de comorbidade.
Em relação à campanha de vacinação, 84.706 doses já foram aplicadas na população-alvo. O Estado recebeu 173.140 doses da vacina contra a dengue, sendo que o esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.
A imunização é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações por dengue no Estado. A vacinação faz parte dos esforços para reduzir o impacto da doença entre o público mais jovem.
Imagem: Arquivo/SES