O Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (21) a segunda remessa de vacinas contra a dengue, com um total de 3.784 doses. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) aguarda a chegada dos imunizantes, cujo horário e voo não foram informados pelo Ministério da Saúde.
Segundo Ana Paula Rezende Goldfinger, coordenadora de Imunização da SES, os municípios contemplados nesta fase já podem retirar as vacinas assim que elas chegarem ao estado. Nesta etapa, Corumbá e Ladário serão os beneficiados, completando a imunização de todos os municípios sul-mato-grossenses. Anteriormente, Dourados e outros 76 municípios já haviam recebido as doses.
Com essa nova remessa, o total de doses recebidas pelo estado chega a 73.354. O público-alvo da vacinação são crianças de 10 e 11 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde segue critérios como ranqueamento das regiões de saúde e disponibilidade de doses. No dia 10 de fevereiro, o estado já havia recebido 69.570 doses, distribuídas em três macrorregiões de saúde, com destaque para Campo Grande, que recebeu 24.639 doses.
A expectativa é que com a completa cobertura vacinal, Mato Grosso do Sul avance significativamente no controle da dengue no estado.
Foto: Álvaro Rezende