Nos últimos sete dias, Mato Grosso do Sul registrou um acréscimo de 256 casos de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Além disso, seis novos óbitos foram registrados em decorrência da doença, totalizando 19.633 casos e 115 mortes este ano – o menor número de registros desde o início da pandemia, em 2020.
Naviraí foi a cidade com o maior número de novos casos, com 69 registros, seguida por Dourados (59), Paranaíba (14), Campo Grande (11), Fátima do Sul (10), Aquidauana (9), Nova Andradina (9), Três Lagoas (8) e Ponta Porã (7).
Os óbitos ocorreram todos em Campo Grande e envolveram mulheres com idades entre 65 e 92 anos, que apresentavam múltiplas comorbidades, como diabetes, doenças cardiovasculares crônicas, doenças neurológicas crônicas e hipertensão, além de imunodeficiência/imunossupressão.
Atualmente, há 11 pacientes hospitalizados por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, sendo que seis deles estão em unidades de terapia intensiva (UTI), todos em hospitais públicos, juntamente com os outros cinco que estão em leitos clínicos.
O boletim também apresenta informações sobre as variantes predominantes no estado. A variante ômicron é a mais presente em todo o Mato Grosso do Sul, seguida pela variante Delta. A variante gamma também está presente, mas em menor intensidade.
Esses dados reforçam a necessidade contínua de medidas preventivas, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos, para conter a disseminação do vírus. O governo de Mato Grosso do Sul segue empenhado no enfrentamento da pandemia e na proteção da saúde da população.
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo – Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS