Chapadão do Sul, confirmou a terceira morte por dengue em 2024, desta vez de uma menina de 8 anos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A criança apresentou os primeiros sintomas da doença em 25 de maio e faleceu dois dias depois, sem apresentar comorbidades. A confirmação de que a causa da morte foi dengue só veio nesta terça-feira (4).
Além da menina, uma idosa de 81 anos faleceu em 7 de fevereiro e um homem de 38 anos morreu em 27 de maio, ambos vítimas da dengue. Chapadão do Sul registra o maior número de casos confirmados no estado, totalizando 1.537 até o momento.
vacinação e prevenção
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior número de hospitalizações. O imunizante está disponível nos postos de saúde de todo o estado.
Para combater a proliferação do mosquito transmissor, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda não deixar água parada e seguir algumas orientações:
- Evitar pratos em vasos de plantas ou colocar areia até a borda;
- Guardar garrafas com o gargalo para baixo;
- Manter lixeiras tampadas;
- Vedação completa dos depósitos de água, especialmente caixas d’água;
- Evitar plantas que acumulam água, como bromélias;
- Tratar e limpar piscinas semanalmente;
- Manter ralos fechados e desentupidos;
- Lavar potes de comida e água dos animais semanalmente;
- Retirar água acumulada em lajes;
- Dar descarga semanalmente em banheiros pouco usados;
- Manter a tampa do vaso sanitário fechada;
- Evitar acúmulo de entulho.
A população é incentivada a denunciar possíveis focos de Aedes aegypti à Secretaria Municipal de Saúde e procurar unidades de saúde ao apresentar sintomas de dengue, febre chikungunya ou zika vírus.