O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) participou na quarta-feira (18) do procedimento de geração de mídias para as urnas eletrônicas, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). O evento marca o início dos trabalhos de preparação para o pleito no estado, com a presença de diversos órgãos fiscalizadores.
Segundo o Procurador de Justiça Antônio Siufi Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais, o acompanhamento de todas as etapas do processo eleitoral é fundamental para garantir sua integridade. “Estamos presentes desde a geração das mídias, que armazenarão os votos, até a divulgação dos resultados, reforçando a confiança nas eleições”, afirmou o procurador.
O processo de geração de mídias envolve a inserção de dados como os nomes e números dos candidatos, além das informações dos eleitores. Ao todo, cerca de 20 mil mídias serão preparadas até o dia 22, sendo divididas entre mídias de votação, de contingência e de resultados, cobrindo todas as urnas do estado.
A desinformação é apontada como um dos maiores desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral, especialmente no que diz respeito à segurança das urnas eletrônicas. O Ministério Público atua de forma ativa para combater fake news e garantir que o eleitor tenha confiança no sistema.