Mato Grosso do Sul já contabilizou 19.078 casos prováveis de dengue, sendo 15.718 deles confirmados até o momento em 2024, conforme dados divulgados no boletim da 34ª semana epidemiológica. O documento, divulgado nesta quinta-feira (29), informa ainda que 28 óbitos foram confirmados em decorrência da doença, e outros 14 seguem sob investigação.
Nos últimos 14 dias, apenas o município de Brasilândia registrou uma incidência média da doença, enquanto as mortes ocorreram em diversas cidades, incluindo Maracaju, Dourados, e Campo Grande. Dentre as vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades.
Em relação à vacinação, 81.765 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. O Estado recebeu 173.140 doses do Ministério da Saúde, com o esquema vacinal contemplando duas doses administradas em um intervalo de três meses. A campanha de vacinação é direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue.
Além disso, o Estado registrou 3.266 casos prováveis de Chikungunya, sendo 875 confirmados, sem registro de óbitos. A Secretaria de Estado de Saúde alerta para os riscos da automedicação e recomenda que pessoas com sintomas busquem atendimento em unidades de saúde.