Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra sobre a importância de abordar o tema. O evento, coordenado pelo nutricionista Kaio Queiroz, destacou a complexidade da obesidade como uma doença crônica e multifatorial.
Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é uma doença recidivante, com influências genéticas e ambientais. Ela está associada ao desenvolvimento de complicações metabólicas e aumenta o risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, câncer de cólon, reto e mama, além de cirrose, entre outras.
O tratamento da obesidade é complexo, requerendo abordagens multidisciplinares e envolvendo fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.
A palestra ressaltou a importância de combater o preconceito associado à obesidade, que pode afetar a saúde mental das pessoas e desencadear transtornos alimentares. Segundo dados do SISVAN, 27,66% da população do município são obesos.
Para enfrentar a obesidade, é fundamental adotar hábitos saudáveis desde a infância, restringir a comercialização de alimentos prejudiciais, tributar bebidas açucaradas e promover o acesso a alimentos saudáveis.
O Dia Mundial da Obesidade foi em 04/03, mas a luta contra ela deve ser diária e envolver toda a sociedade.
Foto: Assessoria de Imprensa