Diante da terceira onda de calor do ano, que afeta Mato Grosso do Sul e outros quatro estados, a Secretaria Estadual de Educação (SED) anunciou a suspensão de aulas com exercícios físicos e exposição ao sol nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O comunicado, divulgado nesta terça-feira (12), orienta a realização de atividades em locais sombreados, ventilados ou arborizados até a próxima sexta-feira (15), quando se espera o fim do período de calor extremo.
As temperaturas em algumas regiões do estado podem chegar a 40°C, o que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um “alerta de perigo” para Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, as máximas devem ficar 5°C acima da média nessas áreas.
A SED recomenda a adaptação das atividades físicas para evitar desidratação, com pausas para hidratação e descanso, especialmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Além disso, é solicitado que estudantes e servidores levem recipientes com água e que as escolas ofereçam alimentação mais leve, priorizando alimentos in natura.
Em caso de mal-estar devido às altas temperaturas, a orientação é encaminhar o aluno ou servidor para um local ventilado, contatar os responsáveis e, se necessário, acompanhar até a unidade de saúde mais próxima.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que a atual onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias pelo país, permitindo que o ar quente no centro do Brasil se intensifique. Esse sistema também dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco, contribuindo para o aumento gradual das temperaturas.