A partir desta semana, os Corpos de Bombeiros de todo o Brasil iniciam a Operação Alerta Vermelho, que segue até o dia 8 de dezembro. A operação, que ocorre em homenagem ao nascimento de Dom Pedro II, patrono dos bombeiros, visa reforçar a segurança da população, com foco na prevenção de incêndios e acidentes relacionados às celebrações de fim de ano.
De acordo com a assessoria de comunicação dos Bombeiros, diversas cidades brasileiras, incluindo as da região Sul-Chapadense, terão ações preventivas, como palestras educativas sobre segurança em casas e estabelecimentos comerciais. Além disso, pontos-base serão montados em locais estratégicos, permitindo maior presença das equipes de bombeiros, que também realizarão vistorias técnicas em locais com maior risco de incêndio, como aqueles que utilizam decorações natalinas e árvores-de-natal com iluminação elétrica.
A operação tem a missão de conscientizar a população sobre os riscos do uso inadequado de materiais inflamáveis durante as festividades e de reforçar a fiscalização nos pontos mais críticos. Com o aumento da circulação de pessoas e o uso de luzes decorativas, a ação visa minimizar os acidentes, garantindo que as festas de fim de ano ocorram de forma segura e sem incidentes.