Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Civil, resultou na maior apreensão de maconha já registrada no Brasil. Na sexta-feira (27), agentes interceptaram uma carreta na MS-156, em Amambai, carregando 28.280 quilos da droga.
O veículo, que tinha placas do Rio Grande do Sul e estava disfarçado com uma carga de milho, foi abordado pelos policiais durante uma ação de rotina contra o roubo e desvio de cargas. Ao ser questionado, o motorista confessou que receberia o caminhão como pagamento pelo transporte da maconha, que foi carregada em Maracaju, com destino a Marau, no Rio Grande do Sul.
A apreensão desta sexta-feira quebra o recorde anterior de 26 toneladas, que havia sido registrado em maio deste ano entre os municípios de Iguatemi e Eldorado, também em Mato Grosso do Sul. Naquela ocasião, além das drogas, os policiais encontraram armas e munições.
De acordo com a PRF, o sucesso da operação demonstra a importância das fiscalizações nas rodovias do estado, que é um dos principais pontos de escoamento de drogas para outras regiões do país. O motorista foi preso e a carga apreendida será destruída após os procedimentos legais.
As forças policiais continuam intensificando o monitoramento nas principais rotas utilizadas pelo tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com Paraguai e Bolívia, facilitando o transporte de entorpecentes.