Três suspeitos foram presos em Mato Grosso do Sul, acusados de participar de um esquema de golpe do Pix e extorsão. O comediante Danilo Gentili foi uma das vítimas do trio, que aplicava fraudes mediante sequestro e utilização indevida do sistema de transferência bancária.
A operação teve início na última quinta-feira, quando dois dos suspeitos foram presos na cidade de Dourados. A ação foi conduzida pela Seção de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil em parceria com a Delegacia Antissequestro de São Paulo. O terceiro suspeito foi capturado na sexta-feira, em Iguatemi, região sul de Mato Grosso do Sul.
Identificados como A.B.R., E.B.S.F., e Z.R.B., os envolvidos são apontados como responsáveis pela aplicação de golpes por meio do Pix, um método de pagamento instantâneo que vem sendo explorado por criminosos devido à sua facilidade de uso.
Danilo Gentili, que esteve em Campo Grande em setembro para uma apresentação, foi uma das vítimas do esquema. A polícia não divulgou detalhes sobre o valor que teria sido extorquido.
O golpe do Pix tem se tornado cada vez mais comum, com variações que incluem clonagem de contas e falsificação de comprovantes de pagamento. A polícia orienta a população a adotar medidas de segurança e atenção redobrada ao realizar transações eletrônicas.