O prefeito municipal de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, implantou em sua administração a política de homenagear os pioneiros do município, com a denominação de prédios públicos, praças e ruas, busto com os nomes dessas famílias.
Mas, o que tem mais chamado a atenção são os Bustos dos Pioneiros, que são criados pelo artista plástico do município João Xavier, com um material resistente e com duração de mais de 30 anos e todos são colocados na entrada de cada prédio ou praça.
Nesta sexta-feira 21, o prefeito municipal Dalmy, juntamente com vive, Walter, vereadores, secretários, realizaram a inauguração do Busto do Pioneiro Deodato Pio Elias, na entrada do prédio da veladoria, que também recebeu o seu nome.
O momento emocionante da inauguração do busto contou com a presença dos familiares do homenageado, que agradeceu o prefeito pela homenagem feita ao patriarca da família.
Dalmy falou da importância de homenagear essas pessoas, que tiveram um papel importante no desenvolvimento de Alcinópolis. Comentou sobre o trabalho do homenageado, da sua convivência com toda a família e disse que nada mais justo do que a administração fazer essa homenagem merecedora.
BIOGRAFIA DEODATO
Deodato Pio Elias, filho de Aleixo Elias Francisco e Senhorinha Joana Pio, nasceu em 15 de dezembro de 1933, na região de Pedro Gomes MS, onde casou-se com Dona Alaíde Araújo Barreto, desta união gerou-se 27 filhos, dos quais 11 faleceram ainda recém nascidos ou na pré infância, restando 16 sobreviventes, (FELICIANO, JOSÉ PEDRO, LEONARDO, WILSON, VILSON, ADEMILSON, LINDOMAR, SANTIAGO, GABRIEL, FILADELFO, CELSO, ALAILDA, ODALINA, EVA, TEREZA E FRANCISCA) destes 16, um já é falecido (Celso) e um está desaparecido a mais de 3 anos (Filadelfo).
Na região de Pedro Gomes, Deodato residiu até meados da década de 70, quando vislumbrou novas oportunidades com o advento da fundação do então povoado de Alcinópolis, resolveu então mudar-se com sua família para cá, ao chegar em Alcinópolis, montou acampamento provisório na chácara do Senhor Flavio Crisóstomo, embaixo de um frondoso Jatobá, até construir sua primeira residência, uma casa rústica, de pau a pique e coberta com folhas de buriti, vindo a ser substituída, depois muitos anos, por uma casa de alvenaria, que permanece ali até os dias atuais, foi neste local, Av. Lino Domingos de Oliveira esquina com a rua Juvenal José Dias, no bairro Jardim Bonsucesso, que permaneceu com sua família até os últimos dias de sua vida.
Deodato foi um dos pioneiros na construção de Alcinópolis e principalmente no Bairro Jardim Bonsucesso, onde foi o primeiro morador a se estabelecer, quando ainda nem existia todas as ruas abertas e a vegetação nativa do cerrado ainda se encontrava em pé sobre o referido bairro.
Homem simples, sem escolaridade, porem honesto e honrado, Deodato trabalhou de sol a sol pra sustentar sua família, enfrentando trabalho braçal pesado, derramou seu suor para oferecer uma vida digna a seus filhos.
Dentre muitas atividades que desenvolvia, Deodato cultivava roça em parceria com proprietários rurais da região, onde plantava milho, arroz, feijão, abóbora, melancia, quiabo, amendoim, dentre outras cultivares.
Na parceria, o proprietário disponibilizava o terreno e ele preparava a terra, realizava o plantio, a limpeza e a colheita, terminada a colheita era feita divisão com o proprietário da terra, à razão de 50% (cinquenta por cento) de tudo que fora produzido na roça, assim Deodato garantia a subsistência de sua família e o excedente de sua produção era comercializado para suprir ouras necessidades.
Desta forma, com o suar de seu rosto, Deodato contribuiu inegavelmente para o desenvolvimento e consolidação da pujante cidade que Alcinópolis se tornou atualmente, fazendo jus a esta singela homenagem que o município o congratula hoje em reconhecimento ao seu exemplo de pioneirismo, dignidade e colaboração com o desenvolvimento da cidade de Alcinópolis MS.
Fonte: OcorreioNews24