De acordo com a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, estão convocados os moradores dos bairros Eminassai, Jardim das Oliveiras, Buenos Aires I e II, Morada do Sol, Sonho Meu VI, São Francisco, Jardim Santa Monica, Parque dos Ipês, Parque Sururiú, Residencial Cachoeira I e II, Jatobás, Jardim São Luiz, Loteamento Bela Vista e Residencial Ipê Roxo.
Essas reuniões socioeducativas são realizadas regularmente para garantir o direito à convivência familiar e comunitária das famílias beneficiárias do Bolsa Família. O programa busca fornecer uma renda básica para famílias em situação de pobreza e integrar políticas públicas para fortalecer o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.
O Programa Bolsa Família se baseia em transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda busca aliviar a pobreza, enquanto as condicionalidades garantem o acesso a direitos sociais básicos. O sucesso do programa depende da cooperação entre diferentes entidades governamentais e da atuação dos gestores e técnicos de diferentes políticas públicas.
Dentro do programa, existem compromissos específicos em relação à saúde, educação e assistência social. É necessário que crianças estejam com as vacinas em dia, que gestantes façam pré-natal e que crianças e adolescentes tenham frequência escolar mínima. A concessão de benefícios é feita com base no Cadastro Único.
Além disso, o Programa Bolsa Família se une a outros programas e ações para promover acesso qualificado às políticas sociais, como educação integral e saúde materno-infantil. Já o Outubro Rosa é um movimento que busca conscientizar sobre o câncer de mama e será abordado durante a reunião, que também visa informar e conscientizar as famílias beneficiárias sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Até março, Costa Rica tinha 3.145 beneficiários cadastrados no programa.