Os próximos dias serão de atenção em todo o Mato Grosso do Sul, com a previsão de fortes tempestades que devem atingir os 79 municípios do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno, que começa a partir desta quinta-feira (17), poderá trazer chuvas de até 50 mm diários, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo em algumas áreas.
Na sexta-feira (18) e no sábado (19), o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) prevê um agravamento das condições climáticas, com a chegada de uma frente fria que deverá intensificar a nebulosidade e provocar tempestades mais fortes. A expectativa é de precipitações superiores a 40 mm em 24 horas, com potencial para causar transtornos como queda de galhos e interrupção de serviços básicos.
As temperaturas também variam bastante conforme a região. No sul e sudeste do estado, as mínimas ficam entre 19°C e 23°C e as máximas não passam de 33°C. Já nas áreas pantaneiras e no norte, os termômetros podem atingir até 34°C, embora as mínimas variem de 23°C a 25°C. A mudança no clima será acompanhada por ventos mais intensos e aumento na possibilidade de granizo.
A previsão para o domingo (20) é de clima mais estável, com chance de chuva apenas nas regiões centro-norte e nordeste do estado. No entanto, as temperaturas devem continuar amenas, variando entre 18°C e 30°C, com rajadas de vento entre 30 km/h e 50 km/h.
Para minimizar os riscos, o Inmet reforça que a população evite áreas com árvores durante as rajadas de vento e não estacione veículos próximos a placas de publicidade ou torres de transmissão. O uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada também deve ser evitado. Em caso de emergência, as pessoas podem contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).