A Justiça Eleitoral definiu os horários e trajetos para o transporte gratuito de eleitores nos municípios de Costa Rica e Alcinópolis, em Mato Grosso do Sul, para o primeiro turno das eleições de 2024. A medida foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário da Justiça Eleitoral do estado, referente à 38ª Zona Eleitoral.
De acordo com a publicação, os motoristas que realizarão o transporte estão instruídos a intervir em casos de propaganda eleitoral durante o trajeto. Se necessário, o apoio policial poderá ser acionado para investigar possíveis crimes eleitorais. A determinação também proíbe que qualquer veículo credenciado exiba propaganda política, garantindo a isenção durante o transporte dos eleitores.
Apenas veículos com a identificação “A serviço da Justiça Eleitoral” estarão autorizados a realizar o transporte, exceto para casos de transporte de familiares. Entre as rotas previstas, estão trajetos por fazendas e localidades mais distantes, com horários definidos para saída e retorno dos eleitores às suas cidades.
Com a medida, a Justiça Eleitoral busca garantir o acesso ao voto, principalmente para eleitores em áreas rurais, sem comprometer a neutralidade no período eleitoral.