O prefeito eleito de Alcinópolis, Weliton Guimarães, o vice-prefeito Waldemar Pezão e o atual prefeito Dalmy Crisóstomo participaram do 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado de 4 a 6 de novembro no Bosque Expo, em Campo Grande. Organizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o evento reuniu gestores e especialistas para discutir inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança na gestão pública.
No primeiro dia, o congresso apresentou palestras e painéis voltados ao fortalecimento da administração pública. No dia 5, destacou-se a palestra “Inovação, Transformação Digital e Gestão para Resultados”, ministrada por Tadeu Barros, do Centro de Liderança Pública (CLP), além do painel “Recuperação de Crédito dos Entes Públicos através do Protesto de CDAs”, com especialistas em estratégias de arrecadação. A programação também incluiu discussões sobre a colaboração federal com os municípios, lideradas pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal.
Ainda no dia 5, o economista e comentarista Samy Dana abordou as “Perspectivas da Economia Brasileira e o Seu Município”. No período da tarde, o governador Eduardo Riedel e secretários estaduais discutiram projetos voltados aos municípios de Mato Grosso do Sul.
No dia 6, o congresso tratou de temas como representatividade feminina na política, com o painel “Mulheres na Política”, e inovação educacional, com o painel “Os Impactos da Tecnologia na Educação”, promovido pelo CD TECH. Outros painéis, como o “Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância” e “O Papel do Tribunal de Contas do Estado de MS”, enfatizaram a governança e a transparência pública. O campeão mundial Cafu encerrou a manhã com a palestra “Quem Gera Resultado é a Equipe”, destacando a importância do trabalho em equipe.
A tarde do dia 6 foi dedicada a “Liderança Transformadora”, apresentada por Erik Penna, e “Consórcios Públicos e suas Possibilidades para Melhorar a Gestão Pública”. O evento encerrou-se com palestras sobre “Planejamento Estratégico Municipal” e parcerias financeiras para os municípios.