O atleta sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, conquistou nesta terça-feira (3) a medalha de ouro na prova de 1.500 metros da classe T11 nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Com o tempo de 3min55s82, o atleta quebrou seu próprio recorde mundial, anteriormente estabelecido na edição de Tóquio-2020. Esta é a quarta medalha paralímpica de Yeltsin, que se consagra como um dos principais nomes do paratletismo mundial.
A vitória em Paris marca a segunda medalha do atleta nesta edição dos Jogos, consolidando o Brasil como uma força no paratletismo de meio fundo. Yeltsin, ao lado de seu guia Guilherme Santos, dominou a prova e garantiu o bicampeonato paralímpico, repetindo o feito de Tóquio.
O paratleta destacou a superação de desafios para alcançar o resultado, mencionando uma lesão e uma virose que impactaram seu desempenho em provas anteriores. Mesmo assim, Yeltsin acreditava no potencial para superar sua marca anterior e expressou satisfação com o trabalho realizado.
Além do ouro de Yeltsin, o Brasil também celebrou a conquista de Júlio César Agripino dos Santos, que garantiu a medalha de bronze na mesma prova. Júlio, que já havia conquistado o ouro nos 5.000 metros em Paris, reafirmou a força do paratletismo brasileiro em competições internacionais.
Foto: Silvio Avila/CPB